domingo, 30 de maio de 2010

QUERUMANA


Boa Noite companheiros

Algumas pessoas tem me pedido a música Comitiva Esperança do Almir Sater, queria dizer que seus pedidos estão todos anotados e estou montado um post bem legal com essa música.

Mas hoje deixando de lado um pouco do pagode de Tião Carreiro vamos aprender mais um ritmo, não muito conhecido mas está em grandes clássicos da musica raiz, como "Meu Reino Encantado" entre outros. É a QUERUMANA

Vou mostrar dois vídeos dos violeiros Daniel Viola e Cléber Viana ensinando como tocar







Aqui vai o desenho do toque:


Vai uma explicação teórica:

P significa polegar
R significa rasqueado, ou seja, toca-se com a ponta das unhas sobre as cordas
Ra significa rasqueado (abafado)

O desenho são para os dedos da mão direita para os destros e esquerda pra quem usa o violão invertido, ou seja é a mão que faz o toque e não a que ponteia a viola.

No desenho o numero 1 seignifica que você deve tocar as cordas descendo com o polegar, o numero 2 significa que você deve subir tocando as cordas também com o dedo polegar, (alguns violeiros usam o dedo indicador na hora de subir), o numero 3 e 4 indica que você deve tocar as cordas usando as pontas dos dedos, as unhas pra ser mais exato no sentido para baixo, e por fim o numero 5 indica que você deve tocar mais uma vez para baixo com as unhas mas abafando as cordas com a palma da mão.

Executem o toque bem devagar no começo e vão ganhando velocidade com o passar do tempo. Treinem bastante e se empenhem, no próximo post estarei apresentando uma cifra desse ritmo.. Encantos da natureza de Tião Carreiro

Para adiantar, e para que vocês conheçam esse toque em "funcionamento" vou passar 3 links de musicas desse ritmo. Se vocês quiserem baixar as múscias fiquem a vontade, é só clicar no botão "Baixar Agora", mas se vocês quiserem apenas ouvir é só clicar no botão de play(>) que irá abrir na página.

Meu Reino Encantado - Lourenço e Lourival

Encantos da Natureza - Tião Carreiro e Pardinho

Porta Fechada - Tião Carreiro e Pardinho

Fico por aqui companheiros, bons estudos e até a próxima se Deus quiser

Um comentário :

Leonardo disse...

interessante,didático e muito claro,era o que estava procurando,valeu...