segunda-feira, 12 de julho de 2010

POSIÇÃO DOS DEDOS


Olá companheiros

Na última música postada, coloquei o desenho de algumas variações das notas usadas.

No desenho vocês repararam numerações de 1 a 4 nas cordas.

Isso é bem básico, mas para quem está começando agora e ainda não sabe esses números correspondem aos dedos da mão que apertará as cordas e fará a nota.

Olhem o desenho:

Esse desenho mostra as posições dos dedos para pessoas destras, ou seja que fazem as posições das notas com a mão esquerda. Se você é canhoto e toca com a viola invertida, considere o desenho e as explicações ao contrário.



Mão esquerda, é a mão com os dedos que apertam as cordas para fazer as notas.

P = Polegar
1 = Dedo indicador
2 = Dedo Médio
3 = Dedo Anular
4 = Dedo Mínimo ou Mindinho

Mão dreita,é a mão com os dedos que fazem a batida, ou o dedilhado nas cordas.

P = Polegar
I = Indicador
M = Médio
A = Anular

Veja o uso da numeração em notas:



Na primeira variação da nota lá você encontra uma flecha atravessando o braço da viola, isso siginifica uma pestana. É feita apertando as cordas indicadas pela flecha, neste caso você deve apertar o par 1, 2, 3 e 4. Reparem que a flecha não passa em cima da corda 5, indicando que ela deve estar solta ao fazer a nota.
A pestana é feita pressionando o dedo indicador (1) sob determinado traste, no caso é a casa 5.

Nesta nota a pestana veio bem simples, em uma única casa, mas ela pode vir acompanhada com outras posições, ou seja, você deve fazer a pestana com o dedo indicador (1) e as outras posições com os dedos indicados no desenho. Como no exemplo do Lá com Sétima (A7) do post anterior.

A pestana pode ser de dificil execução quando acompanhada de outras posições mais distantes dela, e quando inclui todos os outros dedos (2, 3 e 4). Mas a dica é treinar bastante, alongar os dedos para que eles possam alcançar as posições. E tentar executar as notas de forma mais clara possível para que possam sair limpas e nitidas.

Na 2° variação você pode ver a numeração de uma forma mais ampla. Os números indicados no desenho, segnificam quais os dedos e em qual corda vocês devem pressiona-los.
No desenho você deve apertar o dedo 1 (Indicador) na 1° casa da corda 3. O dedo 2 (médio) deve estar pressionando a 2° casa da corda 5 e por fim apertar a 2° casa da corda 2 com o dedo 3 (anular).

Esta é a maneira correta de estar executando as notas com perfeição, mas aqui vai uma dica de um companheiro. No começo é bem complicado você estar executando as notas com perfeição, e com os dedos posicionados corretamente nas cordas. Por isso, é valido você trocar a posição dos dedos em alguns acordes, para facilitar. Até mesmo para um bom andamento da música trocar um dedo por outro, para imendar a próxima nota.

É isso companheiros, tentem fazer as notas com os dedos indicados para se aperfeiçoarem cada dia mais. Um dedo deve pressionar apenas o par de cordas na casa indicada, cuidado para que seus dedos não apertem ou fiquem "relando" em mais de um par de cordas, isso faz com que o som saia "frouxo". Tentem executar as posições das notas de forma limpa. Isso só se consegue com bastante treino e persistência.

Já coloquei aqui um dicionário com varios acordes para afinação em Mi. Pra quem não viu, acesse esse post.

Bom companheiros, fica aí a dica... soca a porva nas 10 corda.

Abraços, fiquem com Deus e até a próxima

Um comentário :

Unknown disse...

Bom dia comprei uma viola Marques eletrica e adorei o seu blog cara completo, simples e facil para quem quer aprender
estou tentando aprender
iniciando do 0
ABRAÇO.