domingo, 4 de outubro de 2009

AFINAÇÕES

Um grande problema para os violeiros, principalmente os iniciantes é a afinação da viola. Porque não há nada pior do que viola desafinada, mulher mal amada e cerveja quente, já dizia a dupla Edson e Hudson.

Muita gente tem dúvida de qual afinação usar, qual é a mais bonita e como afinar.

Achei uma matéria bem legal falando de algumas afinações da viola caipira. O conteúdo é do violeiro Eric Martins. Obrigado companheiro por compartilhar sua sabedoria.

Você pode conferir o site dele também, um mestre que ensina várias coisas e dá muitas dicas, você encontra algumas tablaturas e partituras, além de dicionário de acordes e muito mais. Para conhecer o site do violeiro clique aqui: Eric Martins

Sobre as Afinações

Existem inúmeras formas de se afinar a viola. Entretanto, duas maneiras são as mais comuns: Cebolão e Rio-Abaixo.

A afinação Cebolão é a mais comum de todas, encontrada em quase todas as regiões do país, sendo seguida pela segunda mais popular que é a Rio-Abaixo.

A Cebolão pode ser feita em Mi maior ou Ré maior, dependendo da conveniência do violeiro. A Rio-Abaixo é feita em Sol Maior.

A afinação Cebolão era muito usada em Mi Maior, entretanto, cada vez mais, os violeiros tem optado por utilizá-la em Ré Maior, ou seja, um tom abaixo do tradicional Mi Maior.

Isso ocorre pois quando a viola é afinada em Mi, as cordas ficam com uma tensão mais alta, portanto mais dura para ser tocada. O som emitido é mais alto, mais forte, a viola "grita" mais. Além da cordas ficarem mais duras, elas costuma arrebentar mais.

Assim, quando se afina em Ré, a viola fica com um toque mais suave, mais macia. O volume de som é um pouco menor, mas praticamente elimina-se o problema de cordas que estouram.

São inúmeras as afinações que se usa na viola. Muitas vezes os violeiros alteram a afinação a seu gosto para determinada música, sem adotar necessariamente uma afinação pré-definida. Esse texto não tem a intenção de apresentar todas as afinações utilizadas, principalmente porque isso seria impossível de se conseguir. Nosso intuito aqui é somente deixar claro que existem inúmeras possibilidades de se afinar este instrumento peculiar.

Por fim, sugerimos que todos os violeiros experimentem várias afinações, pré-definidas ou não, de forma a melhorarem sempre o seu toque.

Na tabela abaixo apresentamos algumas afinações mais utilizadas:


Cebolão D Cebolão E
Boiadeira Rio Abaixo Natural
5º par A B
G G A
4º par D E
D D D
3º par F# G#
F# G G
2º par A B
A B B
1º par D E
D D E

Como Afinar a Viola

Afinar a viola caipira pode muitas vezes ser uma tarefa ingrata! Dependendo do modelo da viola e principalmente das tarrachas, afinar a viola pode ser muito difícil. Mais difícil ainda pode ser a viola se manter afinada.

Entretanto, as violas mais modernas já estão se apresentando com modelos de tarrachas parecidas com de guitarras ou violões de aço, que seguram bem a afinação e permitem uma boa precisão.

Mas se sua viola não possui esse tipo de tarracha, não se desespere. Ela pode ser afinada, só que com um pouco mais de trabalho.

Para as pessoas iniciantes, que nunca tocaram nenhum tipo de instrumento, recomendamos que seja adquirido um afinador eletrônico, do tipo cromático, que dá todas as notas. Com ele a tarefa de afinar a viola fica extremamente facilitada.

A seguir, apresentaremos os passos básicos para se afinar uma viola em Cebolão Ré Maior, utilizando-se um diapasão que dá a nota Lá 440 Hz. Entretanto, se não tiver um diapasão não tem problema, um outro instrumento qualquer pode servir de fonte para afinar a viola.

O gráfico abaixo é muito útil para se afinar a viola. Veja:

O gráfico acima, representa o braço da viola e a relação entre as cordas. Ele é como se estivesse com a viola no colo, com as cordas para cima e a cabeça do instrumento para a esquerda. Assim, o par que vemos no gráfico como o par de baixo, é o par mais grave, e o par de cima, o mais agudo.

As notas A, D, F#, A, D, mostradas à esquerda, dentro do que representa a cabeça da viola, são as notas emitidas por cada par quando as cordas são tocadas soltas. Assim temos as notas em que cada corda deve ser afinada:

1º par - uníssono: D (mais agudo)

2º par - uníssono: A

3º par - oitavado: F#

4º par - oitavado: D

5º par - oitavado: A (mais grave)


Primeiro Passo

No gráfico, na sétima casa do 1º par, temos uma nota A apresentada e um diapasão apontando para ela. Isso significa que, se se estiver utilizando um diapasão, essa nota será o A 440 Hz. Assim pressiona-se a 7ª casa do primeiro par e se afina as duas cordas de acordo com o diapasão.

Se não se tiver um diapasão, qualquer outro instrumento pode dar a nota necessária para se afinar a viola. Assim, um violão ou um piano pode dar a nota D para se afinar o primeiro par solto.

Com o primeiro par afinado, pode-se afinar a corda mais fina do 4º par. Essa corda fina do 4º par deve estar afinada em uníssono (mesma nota e altura) que as duas cordas do primeiro par. Já temos assim, três cordas afinadas.


Segundo Passo

Pode-se notar, pelo gráfico acima, que ao se tocar o 2º par na quinta casa, produz-se a nota do 1º par solto. Como nesse momento já temos as duas cordas do 1º par afinadas, podemos afinar o 2º par, apertando ou soltando as cordas dele de forma que a nota produzida seja igual às do 1º par quando tocado solto.

Com as duas cordas do 2º par afinadas, devemos afinar a corda fina do 5º par (mais grave) com a mesma nota do 2º par, assim como fizemos no primeiro passo com a corda fina do 4º par. Entretanto, agora, a corda fina do 5º par deve ser igual às cordas do 2º par solto. Assim temos seis cordas afinadas ao todo.


Terceiro Passo

Vamos agora afinar a corda grossa do 3º par. Como podemos ver no gráfico, pressionando-se a corda grossa do 3º par, temos a nota dada pelo 2º par solto. Assim afinamos somente a corda grossa do 3º par. Temos 7 cordas afinadas.


Quarto Passo

Da mesma maneira que a corda grossa do 3º par, iremos afinar a corda grossa do 4º par, só que tocando-a na quarta casa (veja o gráfico). Temos 8 cordas afinadas.


Quinto Passo

Afinar a corda grossa do 5º par, pressionando-à na quinta casa (veja o gráfico). Temos 9 cordas afinadas.


Sexto Passo

Falta somente a corda fina do 3º par. Vamos afiná-la através da corda fina do 4º par, tocada na quarta casa. Pronto, temos as dez cordas afinadas.

Vale dizer que é sempre bom dar uma repassada na afinação depois que se executa os seis passos. Isso porque quando a viola está muito desafinada (principalmente quando se coloca cordas novas), ao se modificar a tensão de uma corda é através do processo de afinação, o braço dá uma pequena arqueada, imperceptível aos olhos, mas que faz com que as outras cordas fiquem ligeiramente desafinadas.


Essa foi a matéria do nosso amigo violeiro Eric Martins sobre afinação, mas vai uma dica minha particular para aqueles que eseão comçeando agora e tem dificuldades para afinar.

No começo é assim mesmo, e com o tempo você vai conheçendo o som da viola, se familiarizando e começa afinar de ouvido.

Mas enquanto não temos essa facilidade vamos usar a tecnologia a nosso favor.

minha dica é um afinador eletrônico que você instala no seu computador para auxiliá-lo na afinação.

Existem varios softwares no mercado hoje com esse objetivo, a minha dica é o AP Guitar Tuner 1.02, um programa free e o que eu me dei melhor até hoje.

Você pode fazer download do AP Guitar Tuner Aqui ou Aqui

O programa é bem fácil de usar, basta você instalar o software no seu computador e possuir um microfone, desses simples mesmo, pequenos, próprios para computador.

Depois de instalado, abra o computador e coloque o microfone perto das cordas, ao tocar a corda o software reconhece a nota, e te dá uma precisão da afinação. Tente chegar o mais próximo possível do 0,00%.

Bom violeiros, vou ficando por aqui hoje.

Qualquer dúvida que tenha ficado na afinação ou na utilização do AP Guitar Tuner, mande um email pra mim, violeiro.diego@gmail.com

Abraços a todos, fiquem com Deus e até a próxima.

Nenhum comentário :